Diário de Bordo - Jonas

 

10/03/2006 – Marina – Parati

De manhã fomos visitar o barco Slocum (um BB 36 pés) que fica perto do Fandango no píer. Ele é bem grande e confortável, porém o mastro é baixo e ele não veleja muito bem em regatas. Tomamos uma ducha refrescante e passeamos em Parati. No barco, o jantar foi especial: quibe cru! Depois do jantar chegou a Lu e nós fomos para Parati. Fomos na creperia para a Lu jantar e passamos no “Grão Café”, onde montei mais quebra-cabeças. Voltamos para a marina bem cansados e fomos dormir.

 

11/03/2006 – Marina – Parati – Jurumirim

Depois de um banho refrescante de piscina, fomos para Parati, onde passamos na lan house e almoçamos no “Sabor da Terra”. A sobremesa ficou por conta dos sorvetes da Ice Parati. O tempo estava encoberto, e mesmo às 5:00 hs da tarde já estava bem escuro. Chegamos em Jurumirim e fomos recebidos por um pé-d’água bem forte. Conversamos e eu li vários capítulos de “Artemis Fowl: Uma Aventura no Ártico” até bem tarde para a Carol (fiquei até meio rouco!).

 

12/03/2006 – Jurumirim

Logo de manhã, já caímos na água (que estava ótima) e fomos mergulhar. Depois de certo tempo, eu e a Carol resolvemos voltar para o barco enquanto o pai e a Lu foram mergulhar. No barco eu e a Carol desenhamos uma pista de “corrida de canetas” e, quando o pai e a Lu voltaram, começamos a brincar. Tomei um banho de mar debaixo do “toró” que estava caindo (e que continuou a noite toda). Acabei ganhando a “corrida de canetas” e, depois de ler um pouco, ouvi novamente “Cem Dias entre Céu e Mar”.

 

13/03/2006 – Jurumirim - Marina

Caímos na água logo de manhã e saímos de Jurumirim. No caminho para a marina nós “resgatamos” vários lixos que estavam flutuando. Chegando na marina, eu e a Carol fomos direto para a piscina, que estava ótima. A Lu foi embora (que pena) e, depois da piscina, fomos na lan house. Após isso fomos na casa da Berê para comermos um delicioso macarrão com molho de lula (hum...). Também conhecemos a Kátia, irmã da Berê, que é muito legal. Depois de nos despedirmos, fomos para o barco morrendo de sono.

 

14/03/2006 – Marina – Parati – Alambique Coqueiro

A Carol acordou inspirada hoje. Logo cedo inventou um jogo! E por acaso um jogo bem legal. Tomamos um delicioso banho de ducha para refrescar e fomos para Parati. Fomos na lan responder e-mail’s e logo em seguida fomos almoçar. Fomos no “Sabor da Terra” e logo depois da deliciosa refeição, comemos uma torta ótima na “Sabor e Arte”. Fomos conhecer a fábrica de pinga “Coqueiro”, que é muito legal. Voltamos para a marina, onde tomamos outro banho de ducha deliciosa. Estudei inglês e fomos novamente para Parati. Passamos na lan e no supermercado, voltando para a marina exaustos.

 

15/03/2006 – Marina - Parati

Logo de manhã já fui para a piscina e lá fiquei por um bom tempo, brincando com a Carol. Fomos para Parati, mais exatamente na lan-house. Passamos na “Sabor e Arte” e fomos passear por Parati. Vimos a maré alta e fomos na livraria. Passamos no supermercado e, no barco, estudei bastante português. À noite fomos novamente na lan-house para o pai falar com a Lu e responder à uns e-mail’s. Enquanto ele fazia isso, eu e a Carol ficamos desenhando e, depois de ir para o barco, fui direto para a cama.

 

16/03/2006 – Marina – Parati-Mirim - Parati

Hoje foi dia de passeio! Logo depois de um refrescante banho de piscina, pegamos o carro e fomos à Parati-Mirim. Foi ótimo rever o lugar (lindo) e, enquanto estávamos na água, observamos um curioso fenômeno: uma camada de 1 cm da superfície era doce, mas passando disso virava novamente água salgada do mar! Facilmente explicável, já que um rio bem grande deságua na praia. Brincamos muito e, com previsão de chuva, nos despedimos deste lindo lugar. Fomos à Parati e almoçamos no “Sabor da Terra”, indo em seguida na lan-house. Voltamos à marina para pegar o “Artemis Fowl” e, em seguida, fomos para a casa da Berê. De lá fomos (junto com a Berê) para a casa da Zulmira, uma amiga da Berê. Nos reunimos a vários amigos da Berê (chegaram mais pessoas depois) para uma “sessão leitura” (a Berê e essas amigas tem um grupo de leitura). Eu li o primeiro capítulo do “Artemis Fowl” e ouvi trechos de “Dom Quixote” e vários outros. Nos despedimos e, depois de uma paradinha na lan-house, fomos para o barco dormir.

 

17/03/2006 – Marina – Prainha - Parati

Logo de manhã, fomos no aniversário do Alceu (do barco “Atlântis”), um amigo lá da marina. O aniversário foi na “Prainha”, perto da marina do Amyr Klink. O lugar é bem bonito e nós brincamos muito lá, além de “atacar” um delicioso churrasco. Voltamos à tarde para a marina e logo fomos para a piscina. Mais à noite estudei matemática e fomos em Parati com a Lu, que acabara de chegar para passar o fim-de-semana conosco.

 

18/03/2006 – Marina – Ilha Rasa - Parati

De manhã fomos encontrar com o Nelson (ver diário dia 05/02/2006), o “Bira” e a Amanda, que chegaram ontem à noite na marina. Fomos para a Ilha Rasa, onde brinquei bastante. Pouco antes de sairmos, adivinhem o que vimos: Golfinhos!!! Seguimos eles por um bom tempo, vendo-os pular pertinho do barco e voltamos para a marina. De lá fomos para Parati passear e jantar.

 

19/03/2006 – Marina - Jurumirim - Parati

Novamente fomos velejar e, novamente, encontramos com os mesmos golfinhos!!! Seguimos eles por um tempo e, quando estávamos bem perto, eu desci na escadinha, fazendo uma “isca de tubarão” com a máscara de mergulho. Não consegui ver nenhum, pois a água estava turva. Em compensação eu consegui ouvir o “canto” deles! É demais!!!!! Depois fomos à Jurumirim, onde nadamos e brincamos muito. Voltamos para a marina e alocamos em parati. Nos despedimos do Nelson, “Bira” e da Amanda. Depois passeamos em parati até tarde.

 

20/03/2006 – Marina - Parati

Após o café da manhã, fomos na casa da Kátia encontrar com os amigos Cláudia e Stefano, lá de Ilhabela. O Stefano faz aniversário hoje e nos contou várias novidades. A Lu foi embora e nós fomos passear no centro histórico. Lá passamos no Grão Café e em uma ótima sorveteria. Também mandamos cartões postais pela Cláudia para o pessoal da escola, contando as novidades. O pai nos disse que estava com uma doença chamada hérnia inguinal. Foi uma pena encerrar um dia tão bom com uma notícia tão ruim.

 

21/03/2006 a 24/03/2006

Estamos suspendendo os diários durante o período de cirurgia e recuperação da hérnia e o retomaremos assim que retornarmos ao barco para a continuação de nossa viagem.